Vinícola M. Marengo

Conheça nossos vinhos cuidadosamente selecionados para você

marengo.jpg

Esta vinícola foi fundada pela família Marengo em 1899, ou seja, mais de um século de história. Marco Marengo, o atual proprietário, administra com muito sucesso, juntamente com sua esposa Jenny e seu filho Stefano, que também enólogo. A extensão da vinha é de apenas 6 hectares, mas 1,2 hectares estão em Le Brunate, um grande cru de La Morra (e um dos maiores crus da área de Langhe) e 1 hectare é em Bricco delle Viole, um dos principais crus de Barolo. Estas duas vinhas pertencem à família Marengo há cinco gerações. A primeira safra de Barolo a ser engarrafada com Le Brunate, este que nós da ilVino.com.br apresentamos, ocorreu em 1974, enquanto Barolo Bricco Viole foi rotulado somente em 1997.
A filosofia de Marco é respeitar o que as vinhas lhe dão, tanto quanto possível, logo o trabalho nas vinhas é mais importante para ele do que o trabalho na adega.
Além do maravilhoso Barolo Brunate, também há o Barolo Bricco Viole, que faz uma “base” de Barolo de quatro vinhedos em La Morra, além do Dolcetto d'Alba e do Barbera d'Alba, incrivelmente envelhecidos por 10 meses em barricas de carvalho francês, do Nebbiolo d'Alba, de uma antiga vinha na zona de Roero e do Barolo Riserva.